terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Balanço Literário de 2008

A idade chegou e eu não vou me lembrar de todos os livros que li, mas vou falar dos poucos que lembro...

Sidarta - Herman Hesse. O livro não é uma biografia do Buda, mas bem que poderia ser. É interessante pra quem gosta das religiões orientais e conta a história do jovem Sidarta e sua busca pelo auto-conhecimento. O escritor ganhou um nobel em Literatura e atualmente, estou com o "Jogo das contas de vidro" pra ler, mas ainda não tive coragem.

Budapeste - Chico Buarque. Nunca tinha lido nenhum livro do Chico e confesso que gostei bastante.  É muito envolvente, li rapidinho e no final fiquei com vontade de aprender húngaro que, segundo José Costa , o protagonista do livro, é a única língua no mundo que o diabo respeita. 

As origens da virtude - Matt Ridley. Esse é para quem gosta um pouquinho de biologia, psicologia e teoria dos jogos (eu! eu! eu!). Ele explica como nós animais desenvolvemos, a partir das trocas sociais, os nossos sentimentos e até a nossa moral. Mas é claro que ele também leva em conta a antropologia (Viu Zaíra?) hehehehehe.

O fim da Terra e do Céu - Marcelo Gleiser. Eu também gosto de história e física, hehehe.  Esse é pra quem tem gostos estranhos como eu. O físico Marcelo Gleiser foi bastante feliz nesse livro. Como o título mostra, o livro é sobre o Apocalipse mesmo, do ponto de vista científico e da religião. E até que ele deixa o lado científico meio descomplicado. 

O Encontro Marcado - Fernando Sabino. Outro companheiro de viagens. Impossível não se envolver com a evolução do inquieto e determinado Eduardo Marciano. Confesso que eu fiquei meio triste com o rumo da vida dele, mas ele acaba se encontrando em algum ponto. Vale a pena ler! Vou até reler o "Homem nú", porque o Fernando Sabino é sensacional.

Amor nos tempos do cólera - Gabriel Garcia Marques. Bom pra quem quiser conhecer o triângulo amoroso da Fermina, do doutor Urbino e do Florentino Ariza com suas quinhentas amantes. É um livro lindo, e o filme com o Javier Bardem foi EXTREMAMENTE fiel.

Livros incompletos

O gene egoísta + Deus, um delírio - Richard Dawkins. Ambos eu não terminei de ler. Não porque sejam ruins, que não são. E estão longe disso. Mas é que eu tenho o péssimo hábito de ler 3 ou 4 livros por vez. Aí acabo preferindo um ao outro. Esses dois vão mais longe que o "As origens da virtude" e explicam a origem dos comportamentos humanos com base na biologia evolutiva. Vão tão longe que, no último, o autor expõe suas razões, com base na teoria das memes e nos nossos genes queridos, para acreditar (e provar?) que a nossa crença em Deus é absurda.
Esses deixariam a Zaíra de cabelo em pé. E talvez o meu relato deixe a Taíssa de cabelo em pé. 

O mundo assombrado pelos demônios - Carl Sagan. É o mesmo autor de Contato (lembram do filme, com a Jodie Foster?). Ele também é físico e se vocês forem ao Museu de História Natural em NY encontrarão um show no planetário que foi projetado por ele. O livro é muiiiiito legal, é sobre a propagação de pseudociências hoje em dia, e a tendência que os homens têm de acreditar mais em coisas sobrenaturais que em coisas cientificamente comprovadas.
Por enquanto é isso que eu tenho a dizer. Espero que eu termine logo ;)

Olhai os Lirios do Campo - Erico Veríssimo. Esse eu comecei ontem, não dá pra dizer nada ainda. hehehehe =)

Um comentário:

Zaíra Bosco disse...

hmm...é...
me empresta Fernando Sabino?
hehe
bjks