Voltei!
Finalmente!
Nunca achei que duas semanas pudessem demorar tanto!
Confesso que estar em casa é bem melhor. Vou contar porque...
A chegada aos EUA. Eu já tinha ido lá, não tive do que reclamar da primeira vez. Mas da segunda, eu tive o azar de encontrar um funcionário da imigração que estava de mau humor. Ele fez a pergunta de praxe:
Por que você está nos EUA?
Para apresentar um artigo em um congresso, (crente que isso ia facilitar minha vida)
Ah, VOCÊ escreveu um artigo e vai apresentar aqui? E quem pagou pela viagem? (com cara de quem não acreditou que eu pudesse escrever alguma coisa)
Ai, nessa hora lascou tudo. Ele simplesmente não entendeu que aqui no Brasil pesquisador não tem muitos incentivos e não acreditou que eu tivesse gasto dinheiro do meu bolso para estar lá.
Era melhor ter mentido e ter dito que eu ia só fazer turismo. Assim eu ainda teria economizado os $100 que gastei para trocar o meu visto de turista para turista/negócios.
Pois é, fiquei meia hora tendo que ouvir um funcionário FDP me perguntar sobre o que era o congresso, sobre o que era o meu artigo, se eu tinha levado o meu artigo impresso ( QUE MERDA! QUEM LEVA O ARTIGO IMPRESSO PRA ESSES CONGRESSOS, SE A APRESENTAÇÃO É EM POWER POINT?). Aí eu inventei de falar que era normal (e realmente é) não levar nada impresso. Se alguém pedisse eu poderia simplesmente enviar por e-mail, ou o que é mais normal ainda, os organizadores do congresso podiam dar um cd para todos os participantes, com todos os artigos que foram apresentados.
Aí que lascou tudo. Visivelmente alterado ele GRITOU: IT'S NORMAL????
E todos que estavam na fila ouviram. Eu queria abrir um buraquinho no chão e me esconder. Todos que estavam na fila atrás de mim mudaram para outras filas...Então eu lembrei que tinha uma versão do artigo impressa em português... e ele :Ah, então você vai apresentar em português?
- Não, (idiota) eu não vou apresentar em português. Eu já falei que a apresentação é em power point e o arquivo está na minha pen drive, quer ver?
Não, não quero. Quero saber sobre o que é o artigo.
Ele não ia entender, mas tudo bem... eu tive que explicar. É sobre telecomunicações, utilização dinâmica do espectro. Para resolver o problema da escassez espectral, criaram o conceito de rádio cognitivo e sensoriamento do espectro...
Depois de dez minutos...
Mas você gastou mesmo seu dinheiro pra vir aqui? Você foi convidada pra apresentar o artigo?
Sim, eu gastei meu dinheiro (é MEU dinheiro e eu deveria gastar como quiser, não?). Não, não fui convidada. Eles abriram as inscrições na internet com os temas, eu enviei um artigo, eles gostaram e vão publicar se eu vier aqui pra apresentar. É bom para o meu currículo. E eu ainda posso aproveitar e conhecer a California.
Ah, então você veio passear?
Também...
Então pode ir.
Era melhor ter dito que eu ia só fazer turismo. Então, leitores, se alguém for pra lá como imigrante ilegal, é melhor ir como turista do que inventar qualquer outra coisa, porque eles não vão acreditar mesmo que seja de verdade.
Por essas e outras, eu espero que nunca mais eu tenha que pisar lá de novo. Porque a Calirfornia nem é tão legal assim. Tava frio, a calçada da fama é só uma rua com estrelinhas no chão, Berverly Hills é só um upgrade do Lago Sul, os Estúdios da Universal são fichinha pra quem já foi a Disney (tá, eu nunca fui, mas quem fui diz que é), a comida deles é gorda e pesada e eles te tratam como lixo, sempre, mesmo que você esteja pagando pelo serviço deles.
2 comentários:
Que azar hein! Deve dar muita revolta passar por uma situação dessas... Sua experiência em Nova Iorque também foi ruim?
Acho que eu tive muita sorte...
Mas é pra você escrever no "meu" blog...Porque não é mais meu. É meu e seu....e do resto de gente que eu convidei também
Mas provavelmente vai acabar sendo meu de novo
Mas você pode escrever quando e se quiser, bonitinha
=}
Postar um comentário